28.3 C
São Paulo
sexta-feira, abril 26, 2024

Mais o que é mesmo rinite alérgica?

Mais Lidas

Rinite alérgica é a reação exagerada do organismo quando em contato com determinados elementos. A forma mais comum de controlar a manifestação da doença é evitar a exposição ao que pode causa-la.

Os causadores da rinite alérgica são chamados de alérgenos. Entre os mais comuns estão a poeira, os ácaros, os fungos, o pólen, produtos de limpeza, alguns alimentos como pimentas e derivados do leite, alguns cheiros fortes como perfumes e tintas, fumaça de cigarro, animais domésticos, poluição e até mesmo mudanças de temperatura podem desencadear crises de rinite alérgica. Embora ela seja mais frequente no outono ou no inverno, as crises podem ocorrer em qualquer época do ano.

A doença está presente com sintomas mais leves ou mais agudos em 10% a 30% da população. Ela é uma doença hereditária, embora os pais possam não ter sintomas, a criança ainda pode desenvolvê-la. A rinite alérgica não tem uma idade certa para se manifestar, é uma doença crônica, e até o momento não tem cura.

Sintomas, como são terríveis! 

Os sintomas mais marcantes da rinite alérgica são a obstrução nasal, a coriza, coceiras nos olhos, nariz e garganta, vermelhidão e lacrimejamento nos olhos, muitos espirros. O paladar e o olfato também podem ficar comprometidos. Dor de cabeça e indisposição também podem ocorrer.

Para evitar as crises de rinite alérgica é importante sempre fazer higiene nasal, manter a casa sempre limpa e arejada! Use mascaras para fazer a limpeza e panos úmidos para retirar o pó da casa, evite vassouras, evite carpetes, tapetes, almofadas e cortinas de tecido pois são locais que podem juntar poeira, evite alimentos que já desencadearam alguma crise e faça atividades físicas. Não permita que seus animais de estimação subam em sua cama e busque mantê-los limpos e saudáveis já que pesquisa indicam que o contato com gatos e cães melhoram o sistema imunológico.

Nunca se automedique, consulte sempre seu médico, só ele pode indicar os melhores meios para evitar as crises de rinite alérgica, como medicamentos para aliviar os sintomas e vacinas anti-alérgica para tratamento e diminuição da sensibilidade aos alérgenos.

O diagnóstico de rinite alérgica é feito por um otorrinolaringologista ou um alergologista. O médico pode diagnosticar a rinite alérgica através de históricos, exame físico e testes de alergia. Dessa forma são identificados os elementos que causam a rinite alérgica e os melhores tratamentos. O tratamento da rinite alérgica é importante, pois seu descontrole pode levar a mais doenças como a sinusite e a asma.

O que fazer para evitar crises de rinite alérgica?

Algumas dicas abaixo foram usadas e testadas ao longo dos anos por inúmeras pessoas, inclusive esse que escreveu o texto, coisas simples, mas que fazem a diferença na vida das pessoas que sofrem com esse mal.

  • Beba água, sempre, todos os dias!
  • Evite o stress a qualquer custo. Mantenha se calmo e busque as melhores soluções tranquilamente durante as adversidades que a vida apresenta.
  • Consuma a mistura de tempero com açafrão da terra (cúrcuma) com pimenta do reino, em suas refeições. Essa combinação poderosa é anti-inflamatória  e ajuda a combater os sintomas da alergia.
  • Busque não tomar banho muito quente e demorado.
  • Fique longe do leite e seus derivados.
  • Evite fumaça de cigarros ou qualquer outra.
  • Mantenha o nariz sempre limpo. Nunca se esqueça de fazer a limpeza nasal, uma ótima maneira é com soro fisiológico.
  • Evite qualquer coisa com cheiro forte como produtos de limpeza, perfumes e tintas entre outros.
  • Tome sol, ou consuma suprimentos de vitamina D, se ela estiver baixa.
  • Evite roupas com tecidos que juntam poeira, e não use nada que está a muito tempo no guarda-roupas sem lavar antes.
  • Viva em um ambiente limpo, não acumule coisas que juntam pó em casa.
  • Sempre que puder frequente lugares arejados.
  • Nunca se automedique, não use remédios sem o consentimento do seu médico.
- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas Publicações

Reivindicando o Poder Pessoal: Uma Jornada através de ‘Não Se Deixe Manipular Pelos Outros’ de Wayne Dyer

Em um mundo repleto de influências externas e pressões sociais, a linha entre ser autêntico e ceder à manipulação...
- Propaganda -spot_img

Mais artigos como este

- Propaganda -spot_img