No menu items!
20.5 C
São Paulo
terça-feira, setembro 29, 2020

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Mais Lidas

Ainda precisamos de sites com tantas redes sociais?

Você já tem um site? Já teve problemas por seus contatos não encontrarem ele no Google ou em outro...

Conheça alguns dos destinos mais desejados em São Paulo por turistas!

Como é bom viajar, conhecer novos lugares, novas culturas e costumes! Mas não podemos deixar de conhecer também a...

Aprenda como encontrar seu caminho, um rumo para sua vida

Quais são os seus valores? O que é importante para você? Você está no caminho que sonhou? Ou gostaria...

A

um certo tempo antes das férias, comecei a pensar sobre o destino que escolheria. Havia uma dúvida intensa, já que queria um lugar que compensasse o tempo que estava sem viajar para longe, aproximadamente 1 ano e meio.

Escolha do destino

Como a última viagem, até então, foi para a região sul do Brasil, decidi que queria ir para o nordeste desta vez. Pesquisei diversos lugares e por fim fiquei em dúvida entre os Lençóis e Natal. Pesquisei, vi fotos e li comentários na internet! Depois de vários dias, percebi que as fotos dos Lençóis ficaram na minha cabeça! Eu precisava ir até lá para ver pessoalmente.

Resolvi deixar Natal para uma próxima viagem! Naquele ano tivemos a Copa no Brasil e Natal sediou alguns jogos, o destino estava bem procurado, com isso, preferi um destino menos explorado. Também pouco tempo depois começaram fortes chuvas na região, que provocaram diversos alagamentos.

Pesquisei diversos dias as passagens e comprei pela internet, em uma promoção do Decolar. Os passeios foram fechados com a Mangue Brasil, uma agência localizada lá em São Luis mesmo.

Viajei eu e ainda na época meu noivo (atualmente marido), pegamos o avião cedo em Congonhas e chegamos no horário do almoço em São Luis! Ao chegar fomos direto para a agência levar o contrato, porém não localizamos o endereço indicado, como estávamos com muita fome, resolvemos ir almoçar para depois continuar a busca.

A agência ficava no centro histórico, lá os números dos estabelecimentos são um tanto quanto confusos, e como a agência tinha mudado para um escritório novo, a placa ainda não tinha sido atualizada. Aliviados de encontrar a agência, acertamos a parte burocrática e vimos detalhes do passeio, o pessoal nos recebeu super bem.

Ida para os lençóis Maranhenses

No dia seguinte da chegada a São Paulo, às 8:00hs da manhã pegamos o micro-ônibus com destino a Barreirinhas! A viagem dura pouco mais de 4 horas, com uma parada de descanso.

Escolhemos a pousada do Rio para se hospedar, ela fica as margens do rio Preguiças, bem aconchegante. Chegamos em torno de 12:45hs, então tivemos que logo pedir o almoço, pois às 14:00hs da tarde seguiríamos para o Parque dos Lençóis, o almoço demorou bastante para ficar pronto e tivemos que comer as pressas para sair para o passeio.

Pegamos o 4X4 na frente da pousada, no nosso veículo só haviam estrangeiros, na verdade no passeio inteiro percebemos que a grande maioria dos visitantes eram estrangeiros, estávamos no mesmo carro com dois italianos, dois russos e um francês.

Atravessamos de balsa o rio Preguiças e seguimos mata a dentro no 4X4, bem divertido o percurso,  com muitas árvores e regiões alagadas, chegando na entrada do parque o carro estaciona e devemos continuar a pé.

“A primeira vista é uma montanha de areia gigantesca, quando se chega lá em cima é possível ver toda a imensidão dos lençóis, as diversas lagoas e dunas”

A primeira vista é uma montanha de areia gigantesca, quando se chega lá em cima é possível ver toda a imensidão dos lençóis, as diversas lagoas e dunas. As águas são transparentes, parecem uma miragem, é importante levar BASTANTE água e um boné ou chapéu para se proteger do sol.

Conhecemos a Lagoa Bonita, a Lagoa Azul e a Lagoa Esmeralda, por fim assistirmos o pôr do sol, os turistas ficam como uma plateia aguardando, na sequencia saímos correndo para pegar o carro e chegar antes nas balsas para evitar grandes filas, nosso guia do dia era o Ruan, muito simpático e se esforçando bastante para conseguir passar as informações para os gringos.

Passeio de Barco pelo Rio Preguiças

      Passeio de lancha voadeira pelo Rio Preguiças. 

Em torno das 8:30hs pegamos a lancha “voadeira” e seguimos no rio, a lancha passa em alguns lugares bem estreitos e margeando mangues, buritizais e igarapés, a primeira parada é em Vassouras, pequeno vilarejo onde se concentram os “Pequenos Lençóis”, lá tem vários macaquinhos que circulam em meio aos turistas, uma feira de artesanato e alguns lugares para comer.

Voltamos para o barco e seguimos até o próximo vilarejo, onde se encontra o Farol de Mandacaru, são 160 degraus, que compensam pela vista, em seguida fomos para Caburé, onde almoçamos e relaxamos um pouco em frente ao mar.

Voltamos para o hotel e retornamos para São Luis no mesmo dia.

Alcântara

A viagem para Alcântara dura cerca de 1 hora e meia, e é feita de barco, mais especificadamente em um Catamarã, para quem enjoa é imprescindível tomar um remédio para o estomago.

A cidade é bem cuidada, com várias casinhas antigas e museus, para quem gosta de história é um lugar bem recomendado. Além disso, o lugar possui uma base aérea de lançamento de foguetes, com muitas histórias misteriosas e é possível conhecer o museu.

Fiz o passeio acompanhada da guia Regina, da Agência Mangue Brasil, nos explicou muitas coisas, compramos o tal doce de espécie, que é típico da região, me arrependi de não ter comprado mais, é muito bom.

Se forem até lá não esqueçam de fazer um pedido e bater o sino de frente a igreja 3 vezes, todos garantem que se realiza… A volta é conforme a maré e acontece pouco tempo depois do almoço, por volta das 2 horas da tarde, foi a hora de tomar mais um comprimido para o enjoo….

Raposa e São José do Ribamar

Foi o passei mais “light”, menos cansativo! Fizemos um passei náutico em Raposa para conhecer as “Fronhas Maranhenses”, andamos em alguns bancos de areia que ficam no meio de regiões alagadas pelo mar, devido a alta da Maré e fomos a uma feira de artesanato e rendas.

Em seguida almoçamos em “O Capote”, comemos um peixe chamado cavala, bem saboroso. Seguimos para São José do Ribamar, os municípios são bem próximos, lá conhecemos a igreja, a praça e os monumentos centrais.

Foi o último dia de passeios.

Algumas Dicas:

Passeios Para Fazer: Lençóis, Rio Preguiças, Alcântara, Raposa e São José do Ribamar. Além disso, andar pelo Centro histórico, praias e lagoa Ana Jansen de São Luís.

Comer: Experimentar a variedade de peixes, lá os pratos são bem generosos, é possível dividir.

Beber: Guaraná Jesus e os sucos de Cajá, Bacuri e Cupuaçu.

Levar nos passeios: Bastante Água, protetor solar e um boné ou chapéu.

Melhor época para ir aos Lençóis: julho a setembro, que é quando as chuvas cessaram e as lagoas estão cheias. Fora deste período as agências adaptam o passeio para lagoas permanentes, fiquem atentos.

Ter cuidado: Andar em lugares ou praias mais desertas pode não ser muito bom. Conheci uma família de turistas que sofreu uma tentativa de assalto em São Luís! Logo quando chegaram do aeroporto, foram a uma praia um pouco mais deserta, por sorte, algumas pessoas que estavam por ali viram e ajudaram a recuperar seus pertences.

Táxis: Tem os valores tabelados em corridas do aeroporto para o hotel ou centro histórico! Na cidade quando pegar um táxi se certifique de que ele possui taxímetro, assim os valores saem mais em conta.

Passeios de barco: Os passeios são todos conforme a maré, é importante seguir a risca o horário para não perder o passeio.

Lugares para se hospedar: WH Rio Poty em São Luís e Pousada do Rio em Barreirinhas.

Últimas Publicações

Ainda precisamos de sites com tantas redes sociais?

Você já tem um site? Já teve problemas por seus contatos não encontrarem ele no Google ou em outro...

Conheça alguns dos destinos mais desejados em São Paulo por turistas!

Como é bom viajar, conhecer novos lugares, novas culturas e costumes! Mas não podemos deixar de conhecer também a nossa própria cidade, e os...

Aprenda como encontrar seu caminho, um rumo para sua vida

Quais são os seus valores? O que é importante para você? Você está no caminho que sonhou? Ou gostaria de mudar o rumo da...

Mas o que é mesmo Inteligência artificial?

Inteligência artificial, conhecida por sua sigla IA ou na sigla em inglês AI - artificial intelligence, além de ser um campo de estudo acadêmico,...

Alimentos comuns que podem estar te matando

Antigamente nossos antepassados precisavam se esforçar muito para conseguirem alimentos, muitas vezes arriscando a própria vida! Hoje em dia, a obesidade já mata mais...

Mais publicações como essa