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domingo, setembro 27, 2020

A importância das listas de e-mails no marketing digital

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Listas de e-mail, sim, uma boa lista com os dados dos seus clientes, dos seus seguidores, das pessoas que possuem algum interesse nos seus conteúdos, nos seus produtos ou serviços, ou ainda, pessoas que admiram você ou o seu trabalho. A lista com seus contatos é a coisa mais importante no marketing digital.

O marketing digital tem como objetivo oferecer produtos e serviços pelo meio digitais, no caso a internet, para pessoas que gostariam de adquirir esses produtos e serviços.

A afirmação acima pode parecer óbvia, mas aí é que está a questão, no marketing digital buscamos realmente fazer nossas ofertas para pessoas que possuem vontade de adquiri-las. Tudo isso é possível  por meio de divulgação através da segmentação do público, isso é possibilitado nas muitas plataformas e redes sociais, como Google, YouTube, Facebook, Instagram, LinkedIn entre tantas outras. Só que entre as plataformas e redes sociais, a captação de e-mails de pessoas interessadas no que queremos oferecer, e o posterior oferecimento do que temos para vender, ainda é a forma mais barata e mais eficiente de vender pela internet.

É muito difícil criar uma lista de e-mails?

Para captar o contato de muitas pessoas interessadas em determinado assunto existem algumas estratégias eficientes, mas uma das mais poderosa é ofertar algo de valor. Se oferecer algo que esse público realmente queira, vão confiar seus e-mails, suas informações de contato, só para ter acesso ao que você pode oferecer.

Hoje em dia já é comum vermos muitas pessoas na internet oferecendo conteúdos de graça, em troca do e-mail. Essas informações são empacotadas e oferecidas em formatos como e-books, vídeos, áudios e até mini cursos ou cursos completos.

Depois que o e-mail e captado, há um trabalho de relacionamento e aquecimento dessa lista com envios de e-mail marketing com conteúdos e informações, dessa forma você vai ganhando autoridade sobre o assunto e confiança, e então posteriormente oferecemos produtos e serviços voltados para esses contatos, eles vão comprar muito, afinal confiam em você, e ao se relacionar com essa lista, você saberá exatamente o que ofertar.

Como montar minha lista de e-mail?

Vamos dar como exemplo, apenas para ilustrarmos a captação de listas de e-mail, o caso de um adestrador de cães, mas isso serve para qualquer área de negócios ou interesses que podemos imaginar.

Voltado ao nosso exemplo, imagine um adestrador de cães, digamos que ele faça um vídeo com alguns cachorros obedecendo a uma série de comandos, um vídeo fofinho, feliz, desses que nos sentirmos bem em assistir e compartilhar, aí no final do vídeo ele se volta para a câmera e pergunta se você gostaria de fazer o seu cãozinho aprender truques, ser mais obediente ou qualquer coisa do gênero, e que ele pode te ensinar de graça a fazer o cachorro sentar, deitar e dar a patinha, tudo o que você precisa é clicar em um link que aparece em algum lugar e digitar seu e-mail e nome para ele enviar para você o material por e-mail, pronto, captação do contato concluída!

Depois que captamos um e-mail de alguém interessado em determinado assunto, é importante que continuemos a enviar coisas  para essa pessoa com informações e conteúdos relacionados ao determinado assunto, pelo menos uma vez a cada duas semanas ou eventualmente a cada semana, precisamos entender isso aos poucos, o ponto é, não podemos encher a caixa de contato dessas pessoas e muito menos deixar de enviar e-mails, quando estamos começando com uma lista, precisamos nos atentar a isso e os poucos entrando no tempo certo.

Quando posso para de cuidar da minha lista?

A busca por novos contatos é algo que pode nunca ter fim, dependendo do negócio, por isso sempre devemos continuar produzindo conteúdo e enviando e-mails para nossos contatos, respondendo dúvidas, o que pode ser muito bom, veja às vezes uma dúvida de um contato pode gerar um e-mail para toda a base de contatos.

Com o tempo, é fato que muitos contatos vão saindo da lista, mas a maioria continuará se você continuar e enviar conteúdos de qualidade, eles vão gostar de você, vão confirmar em você e quando você sugerir determinados produto ou quando você ofertar seus próprios produtos, eles vão comprar de você, vão seguir sua sugestão pois já há um laço de confiança.

Entendemos um pouco a importância das listas de contatos, por isso mesmo, devemos sempre buscar oferecer bons conteúdos, bons produtos, coisas de valor para nossos contatos, para nossos clientes.

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